Mini Madeleines – Cook’ in Box

Ganhei este Cook’ in box de mini madeleines no natal e aproveitei hoje, um domingo chuvoso em que todo mundo ficou em casa dormindo, pra testar uma das receitas no final da tarde, hora que começa a bater aquela fominha! Nesse box veio um livro com 45 receitas bem ilustradas (que achei ótimo, pois não gosto de livro de receitas sem fotos) e 2 formas de silicone para mini madeleines (cada forma faz 20 madeleines). A foto acima peguei do site da Saraiva, foi de lá que ganhei o livro. E pelo jeito eles também pegaram a foto de algum lugar, porque meu livro veio todo em português!
No livro fala que as medidas das receitas são para 28 madeleines. Achei estranho, já que nas forminhas que vieram ao todo dá para fazer 40. Aí que vi que nas receitas do livro são utilizadas outras formas de madeleine…para 28! Seria tão mais legal se fossem receitas destinadas às forminhas que acompanham né! Mas enfim, como era a primeira vez que eu ia testar a receita, resolvi seguir a risca a receita para ver o resultado final.

Receita de base salgada:

Ingredientes:

  • 100g de farinha de trigo
  • 2 ovos
  • 3 colheres (café) de fermento químico
  • 1 pitada de sal e pimenta-do-reino preta
  • 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem
  • 20g de manteiga derretida
  • 2 colheres (sopa) de parmesão ralado
  • 4 colheres (sopa) de leite
  • 1 gota de Tabasco (opcional – apesar de adorar uma pimenta não usei, pois o pessoal aqui de casa não é muito chegado)

Modo de preparo:

  • Misture todos os ingredientes com o auxílio de um fouet. Deixe a massa descansar por, pelo menos, 30 minutos na geladeira.
  • Pré-aqueça o forno a 220ºC. Despeje uma colher da mistura em cada cavidade. Leve ao forno e deixe assar por 3 a 4 minutos.
  • Diminua a temperatura para 180ºC e deixe assar por mais 5 a 6 minutos.

Como dá para ver na foto, algumas deixei assar mais um pouco que outras. Gostei mais das que ficaram douradinhas… ficaram com uma textura melhor e a aparência também de mais gostosa!

 

Os mini madeleines ficaram super bonitinhos! Um charme para servir num café da tarde! O problema é que não gostei muito! hehe… achei que ficou com muito gosto de ovo. Como estava testando, fiz uma forma, experimentei, e na forma seguinte alterei um pouco a receita, coloquei um quadradinho de queijo em cada madeleine para ver se diminuía um pouco aquele sabor de ovo. Ficou melhor, mas ainda não no ponto. Então para a terceira fornada acrescentei uma pitada de sal e 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado, além dos quadradinhos de queijo. Ficou bem mais saboroso, mas ainda não aquela coisa de…”vou fazer denovo!”. A massa rendeu 60 mini madeleines, acho que a forma utilizada nas receitas também tinha as cavidades um pouco maiores que as das formas de silicone que acompanham o box.

Já as forminhas são ótimas! Na primeira vez que usei untei, mas depois não untei e não grudou nadinha! Eu gosto muito de formas de silicone para assar mini bolos, pão de mel, madeleines… mas é preciso prestar atenção no tempo de forno e na temperatura. Muitas dessas formas não aguentam muito tempo e até já queimei algumas (também, deixei meia hora!). E altas temperaturas também não dá… o máximo que utilizo é 220°C, mas nas embalagens sempre vem os limites.

Ahh… sim, o pessoal aqui em casa também comeu… os comentários:

Minha mãe: “Tá bom, mas acho que tinha que peneirar o ovo.”

Minha irmã: “Que lindo! Hmm… dá pra colocar mais queijo né!”

Meu irmão: “Tá faltando recheio?”

Apesar de não estar muito satisfeita com a primeira receitinha que fiz, ainda tem outras 44!! Ainda vou testar outras receitas do livro, principalmente as doces… estou ansiosa para ver como ficam! Assim que tiver um tempinho para fazer, irei postar os resultados!

Anúncios
Esse post foi publicado em Livros, Receitas, Salgados. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s