Seam Straight Necessaire – Tutorial

Por muito tempo quis aprender a costurar… me inscrevi num curso e fui super animada com todos os materiais que me pediram… botão, zíper, vários tipos de tecidos, agulhas, etc. Quando cheguei na sala, havia umas 18 pessoas lá… e uma só professora! Tinha gente fazendo vestido, calça, bolsa… puxa… fiquei empolgada! A professora se apresentou e primeiro me ensinou a passar o fio na máquina… aí ela pediu pra eu ficar treinando… tirar e por fio da máquina… 1 hora se passou… já tava até com raiva daquela linha! Até que ela falou pra eu escolher um dos tecidos que eu havia levado. Escolhi o mais bonito, afinal, meu primeiro projeto! E aí a prof. falou pra eu ficar fazendo costura reta… e lá se foram… 3 horas! Mi dios!! Já tava ficando tonta… era tanta costura reta que tudo parecia torto! Ao final da aula a prof. me dispensou mais cedo, disse que no começo costurar dava dor de cabeça… também pudera!! Costurar reto sem objetivo nenhum não tem graça nenhuma!!
Enfim… esta foi a minha primeira experiência com a costura! Como sempre é bom olhar pelo lado bom da coisa, este projeto é em homenagem à minha primeira aula!

Corte 2 retângulos de 20 x 15 cm.
Corte 2 pedaços de manta acrílica. O tamanho deve ser um pouco maior que o tecido.
E vamos à costura reta!
Costure reto por todo o tecido, nas duas partes.
(Não se preocupe, isto não deve levar mais que 5 minutos!)
Depois de costurar em todo o tecido, cortar o excesso de manta acrílica.
Corte 6 cm de fita, dobre ao meio e costure no lado direito em uma das partes.
Este detalhe é opcional, uso para colocar um chaveirinho.
Para o forro, corte 2 pedaços de tecido 20 x 15 cm.
Vamos usar um zíper de 18 cm. Para colocar o zíper, costure primeiro uma das partes do forro com a parte direita virada para cima e o zíper também para cima.
Comece a costurar com o zíper completamente fechado.
Não esqueça de colocar o calçador para zíper da máquina.
Quando estiver mais ou menos na metade do zíper, abra o zíper totalmente e continue costurando. Isto evitará quebrar a agulha!
Depois de costurado uma das partes do forro, vire a parte estampada do forro para cima e o zíper para baixo.
Coloque a outra parte do forro em cima do zíper, de forma que os lados estampados fiquem juntos.
Costure na parte de cima do zíper.
Lembre-se de começar com o zíper fechado e na metade abrí-lo.
O forro já está costurado ao zíper!
Com o zíper virado para cima, coloque a parte do tecido com a manta acrílica em cima, com o lado estampado virado para baixo.
Após costurar, as partes estampadas devem ficar para fora.
Agora com o zíper totalmente aberto, costure a parte que sobrou no outro lado do zíper.
Na metade do zíper, feche-o e finalize a costura.
Com o projeto aberto, as partes de fora da necessaire ficarão para cima
e o forro para baixo.
Passe uma costura bem rente ao zíper na parte do forro para dar um melhor acabamento.
Este detalhe também é opcional.
Coloque as partes estampadas do forro juntas e também da parte externa da necessaire.
Prenda com alfinetes.
Atenção para a alça do chaveirinho que deve ficar para dentro.
Costurar na área tracejada, deixando um buraco na parte de baixo do forro sem costurar.
Corte o excesso do zíper e passe toda a necessaire pelo buraco da costura.
Costure o buraco à mão.
Está pronta a necessaire!

Anúncios
Esse post foi publicado em Patchwork, Tutorial. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Seam Straight Necessaire – Tutorial

  1. debora disse:

    Olá,
    Eu estou fazendo essa necessaire e surgiu uma dúvida quando cheguei na parte de costurar na área tracejada, deixando um buraco na parte de baixo do forro sem costurar para passar a necessaraire pelo buraco terminar costurando à mao. Não sei mto bem como deixar a zíper quando for passar a costura na área tracejada. Eu dobro ele mo meio? Ou deixo ele reto mesmo? Mas estou com medo de que fique torto deixando o zíper reto. Por favor me ajuda.
    Obrigada.
    Beijos.
    Obrigada

    • Yuyu disse:

      oi Debora!
      Que legal q está fazendo esta necessaire!
      Na hora de passar a costura o ziper fica dobrado sim! Um lado do zíper fica sobre o outro. A costura passa pela ponta do ziper aí na hora q desvira, dá o acabamento.
      Espero que tenha dado pra entender, qlq dúvida só escrever!
      Se puder me envia uma foto pra eu postar aqui!
      bjs!!

  2. debora disse:

    Eu terminei a necessaire, ficou uma graça.. Como posso te mandar uma foto?
    Débora